terça-feira, 20 de novembro de 2012

os padrinhos

Listinha difícil de fazer, viu? Bem, na real, para mim não. Mas para o noivo... 
Enfim, chegamos a um concenso e agora é hora de bolar uma coisa fofa para fazer o convite. Está a caminho!
Para fazer um texto força-lágrimas-porém-embasado para o convite, fui atrás do Sr. Google para saber o significado dos padrinhos de casamento. Achei vários links bacanas, como esses aqui:



Dizem que os padrinhos de casamento são a continuação da família dos noivos. Pessoas queridas, que fizeram parte da história do casal, e com eles continuarão nesta nova fase da vida. Portanto, escolha seus padrinhos a dedo. Algumas dicas para te ajudar nesta tarefa:
  • 1Afinal, quem são os padrinhos?Os padrinhos de casamento são aquelas pessoas que vão estar no altar, ao lado dos noivos, para testemunhar a união que está prestes a acontecer. Além disso, os padrinhos têm a função de ajudar o casal no que eles precisarem referente ao casamento: a organização da festa, do chá de cozinha, da despedida de solteiro... Por isso, os padrinhos de casamento devem ser pessoas muito próximas do casal, que conheça as famílias e que simpatize com ambas.
  • 2Escolha seus padrinhos sem pensar no presenteNormalmente, os padrinhos de casamento dão presentes melhores aos noivos. Mas nunca, jamais deixe de convidar algum amigo ou parente muito próximo para dar prioridade a algum casal de maior poder aquisitivo, pensando no presente. Além de ser extremamente deselegante (e, sim, as pessoas percebem), você pode se arrepender mais pra frente. Os padrinhos de casamento são pessoas especiais: a continuação da família dos noivos.
  • 3Formando os pares dos padrinhos de casamentoOs padrinhos de casamento podem ser casais ou pares, como dois amigos ou parentes solteiros. E o que fazer quando você quer convidar para ser padrinho de casamento um amigo, mas não a sua namorada? A não ser que eles estejam noivos ou namorem há muitos anos, você pode fazer o convite de maneira separada, já que não tem proximidade com a namorada. Neste caso, converse com ele antes e veja se ambos sentem-se à vontade com isso. Mas atenção: jamais separe casais casados ou noivos, pois isso pode gerar mal-estar entre o casal e entre você e eles.
  • 4Quantidade de padrinhos para um casamento na IgrejaNão existe um número certo com relação à quantidade de padrinhos, tanto no casamento civil como no religioso. Se a cerimônia de casamento for realizada na igreja, é preciso verificar o tamanho da Igreja e planejar quantos casais de padrinhos ficarão de cada lado. Lembre-se que amontoar seus padrinhos de casamento no altar é deselegante e feio.
  • 5...e os padrinhos do casamento civil?Também não há um número fixo, mas a sugestão é que no casamento civil os noivos escolham no máximo três casais de padrinhos de cada lado. Se a cerimônia for realizada no próprio cartório, o número pode ser ainda menor: um casal de padrinhos de cada lado apenas.
  • 6Padrinhos de religiões diferentes da dos noivosSe o casamento acontecer na Igreja Católica, os padrinhos terão um papel de testemunhar esta nova união perante a Igreja. O que significa que participarão do ritual católico desta celebração, claro. Se você achar que algum casal de padrinhos de uma outra religião não vai se sentir confortável, é melhor evitar.





(...)

Na verdade não existe uma regra com relação ao número de pessoas, mas vale o bom senso.  Se o casamento for realizado na igreja, é preciso saber quantos casais irão ficar de cada lado do altar e verificar com antecedência o tamanho da igreja e espaço disponível, porque não há nada mais deselegante do que os padrinhos amontoados no altar, o que podem deixá-los desconfortáveis. Eu diria que no máximo 4 ou 5 casais para cada um dos noivos é um bom número de pessoas, não mais que isso.

(...)

padrinhos de casamento quantos convidar

O critério da escolha nunca deve ser o do padrão econômico e nem o tamanho do presente que eles darão, mas sim segundo o que significam na vida do novo casal. Surge uma ocasião para homenagear parentes queridos, amigos que caminharam juntos e os apoiaram até aquele momento, enfim pessoas que estarão presentes na vida futura também.
Também é muito importante que na volta da lua-de-mel os noivos convidem os padrinhos do civil e do religioso para um almoço ou jantar na nova casa. É uma maneira muito gentil de agradecer tudo que os padrinhos fizeram pelo casal.



1) A quantidade de padrinhos
Sem dúvida, queremos convidar todos aqueles que têm sido especiais em nossa vida para apadrinhar nosso casamento, mas é preciso bom senso. Uma igreja pequena ou um salão de festas provavelmente vão exigir de você a escolha mais criteriosa da quantidade de casais. 5 casais de cada lado (já contando os pais). É sempre bom lembrar que cada padrinho é parte do todo da cerimônia. Quanto maior a quantidade de pessoas, maior a preocupação para gerenciar a presença de todos no horário, dentre outros detalhes.
2) A roupa dos padrinhos
Aqui você tem duas opções: Dar a liberdade ao casal para escolher qual roupa (e claro, dar algumas “dicas” para que alguns não destoem do clima da festa). É importante, caso decida deixar a opção de escolha da roupa aos noivos, de esclarecer como será a cerimônia, se será de dia, de noite, em sítio, na praia, em uma igreja ou salão. Principalmente para as mulheres, cada uma dessas situações muda o tipo de vestido e a roupa a se escolher. Caso você decida a roupa a qual os padrinhos vão usar, é preciso critério e muito bom senso no que tange aos custos. Sem dúvida, todos os padrinhos e madrinhas com a mesma roupa é lindo… Nos EUA é muito comum e você vê nas fotos de casamento a beleza de todos com a mesma vestimenta. O problema é o custo que isso gera. Se você acredita que seus padrinhos não ficarão desconfortáveis ao custear tais roupas, avalie com carinho essa possibilidade também. Há um tempo atrás fotografei um casamento onde as madrinhas de um lado estavam de vestido prata e a do outro de vestido dourado. Ficou muito bonito!
3) Presentes para os padrinhos
Não precisa ser algo caro, mas precisa ser uma demonstração de gratidão e de confiança por estarem testemunhando esse momento tão especial. Pode ser uma caneca personalizada, um mini-vinho, ou até uma foto especial de vocês com eles num belo porta-retrato depois do casamento. Demonstre aos casais quão especial foi a participação deles neste momento mágico da sua vida.
4) Convide-os para ver a fotografia do casamento
Uma das coisas que os padrinhos (principalmente as madrinhas) querem ver, é como eles ficaram nas fotos do casamento. Cada uma das madrinhas passa horas se preparando, vão em busca de um vestido para ser madrinha do seu casamento e querem, com certeza, ver como elas ficaram nas fotos. Separe um dia, assim que receber o álbum e o vídeo do casamento para uma visita dos padrinhos em sua casa para isso! Sem dúvida, eles vão ficar muito felizes e você mais ainda por ter pessoas tão amadas ao seu lado para relembrar de uma data tão especial que é a do dia do casaamento!


Do dia-a-diadeumanoiva (gostei muito):

A escolha dos padrinhos de casamento é um momento especial para todo casal e, por isso, é importante convidar pessoas por quem vocês tenham muito carinho e respeito. Os padrinhos são escolhidos por serem pessoas que, de alguma forma, fazem parte da vida dos noivos, formando uma proximidade afetiva com o casal, eles são testemunhas da união do casal.
Os padrinhos de casamento serão a continuação da família dos noivos. Ser Padrinho/Madrinha de casamento tem um significado religioso, é estar assumindo um compromisso de ajudar aqueles noivos a manterem o matrimônio sempre vivo. Os padrinhos são as pessoas que irão dar todo o suporte necessário aos noivos. Inclusive um suporte psicológico muito importante para que os noivos possam ficar calmos e assim, ter uma cerimônia dos sonhos. Geralmente os padrinhos de casamento são amigos próximos, geralmente de infância e que SEMPRE APOIARAM O CASAL EM TUDO. Foram os primeiros a saber da idéia do casamento e do desejo da união.
Os padrinhos ideais sempre estão presentes na vida dos noivos e irão continuar presente depois da união. os padrinhos de casamento aconselham o casal em momentos de dificuldades e comemoram as conquistas. São alicerces da nova família que o casal pretende formar.
Qual a função dos padrinhos e madrinhas de casamento na vida do casal??
Além de testemunhar a união do casal, os padrinhos têm a função de ajudar e orientar os recém- casados. Por isso, escolham pessoas que tenham tudo a ver com vocês.
Por que eu estou falando tanto sobre isso? Porque tenho percebido, em alguns casamentos, que os padrinhos não andam participando tanto como deveriam! Na minha opinião, não basta ser padrinho: TEM QUE PARTICIPAR!!! Seja uma madrinha/padrinho de verdade!
Se você recebeu um convite especial, ser madrinha/padrinho de casamento, tenha certeza que você é importante para o casal e sua amizade tem um significado especial. Convite assim é feito somente à pessoas especiais. Mas, às vezes, o sentimento pelo outro não é recíproco...e se os noivos não são especiais para você, não aceite...é apenas um convite e você tem todo o direito de não aceitar... Se não vai ajudar, não atrapalhe, nem seja indiferente...

DICAS PARA AS MADRINHAS E OS PADRINHOS
• Chegue cedo...Você não vai querer ser o(a) culpado(a) pelo atraso do casamento, né?? (ahhh só um detalhe: no nosso (eu e paulinho) casamento, padrinhos, nem pensem que irei esperar... kkkkkkk =) )
• As fotos oficiais acontecem logo no início da festa. Fiquem por perto e atentos. Os homens não devem tirar o terno e lapelas.
• Madrinhas: não fiquem fazendo comparações com o seu casamento. Dizer que as fotos estão demorando, que no seu casamento não foi assim, é super chato! Não critique o casamento. Se a prioridade da noiva for fazer 1000 fotos, respeite a decisão dela!
• Não fujam depois da primeira foto! Fiquem até o fotógrafo liberar. Se vocês colaboram o tempo será mínimo.
• Copos e taças não são bem vindos nas fotos oficiais dos noivos.
• Bom humor e educação são OBRIGATÓRIOS!! =)

Acho que o mais importante é ter noção do papel que você representa. Pensem bem: de tantos amigos, você foi selecionado. É muita honra!! Tem que sorrir e ficar muito feliz!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário