quarta-feira, 27 de março de 2013

boa dica de cartório

Pesquisando para entrar com a papelada no cartório, encontrei este ótimo link aqui. E este outro aqui também legal.

Vou seguir estas dicas:

Antes de mais nada, vamos aprender onde fica o Cartório do 2º Ofício de Brasília:
CRS 504 bloco A lojas 07/08, W3 sul, Asa Sul. Ao lado da xerox.
Não confundam com o cartório da 505 sul!
Em relação à antecedência para dar entrada nos papéis, pede-se que os noivos vão ao cartório quando faltarem 3 meses para o casamento. Antes disso, não.
Os documentos necessários são: certidão de nascimento e documento de identidade dos noivos; e documento de identidade das testemunhas. No caso dos noivos, são necessárias cópias desses documentos – não é preciso autenticar as cópias, desde que levem junto a original.
As testemunhas serão aquelas que também assinarão durante a cerimônia. Pode ser um casal de padrinhos do noivo, um casal de padrinhos da noiva ou uma pessoa escolhida por cada um dos noivos.
As informações necessárias são:
a) Dos noivos: endereço, telefone, há quantos anos mora em Brasília, se vão mudar de nome, regime de bens escolhido e se o casamento é civil ou religioso com efeito civil.
b) Dos pais dos noivos: se estão vivos, estado civil, endereço, idade, naturalidade – não é necessário levar nenhum documento dos pais.
Com o papel do cartório pronto, os noivos e as testemunhas assinam. É cobrada uma taxa de R$128,35 e o prazo para o documento ficar pronto é de 30 dias (os noivos devem buscar no próprio cartório).
Ufa! Tudo esclarecido? No fim das contas, é bem simples.
 
***
 
E lembrar de algumas dessas dicas daqui também: 
 
(...) a informação que me passaram por duas vez era que eu deveria comparecer mais ou menos (...) 120 dias antes, pois o processo ficaria pronto de 30 a 45 dias, e após eu teria 90 dias para me casar. (...) estava eu lá, com meu noivo e minhas 4 testemunhas padrinhos que fizeram a gentileza de nos acompanhar.
Chegando lá, depois de esperar a fila, me informaram que estava cedo demais, pois nesse cartório da 504 sul, os processos estavam demorando em torno de 20 dias para ficar pronto, ou seja, com mais 90 dias, a data seria antes do meu casamento, e eu poderia perder meu processo, e teria que começar tudo novamente, e pagar de novo também.
E fiquei feliz também pois tenho certeza que minha cerimônia será linda, com o discurso realizado pela Dra. Eunice Penaforte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário